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VascoTV é o 6º maior canal de clubes em número de inscritos

Profissional
29 de ago. de 2025há 13 dias

O interesse por conteúdo autêntico e exclusivo levou clubes brasileiros a investirem em canais próprios de TV para engajar torcedores e ampliar receitas. O aumento da base de fãs no ambiente digital proporciona uma valorização da marca não só em território nacional, mas também internacional.

Através da SocialBlade, o ge analisou os canais de TV no YouTube de todos os 20 clubes da Série A de 2025. Somados, são mais de 23 milhões de inscritos e quatro bilhões de visualizações. Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos são os maiores canais da plataforma. Confira:

Maiores canais dos clubes da Série A no YouTube

Time

Canal

Inscritos (em milhões)

Visualizações (em milhões)

Flamengo

Flamengo TV

7,51

1022,564

Corinthians

Corinthians TV

2,59

445,552

Palmeiras

TV Palmeiras Sportingbet

2,4

659,048

São Paulo

São Paulo FC

1,97

242,263

Santos

SantosTV 7K

1,61

485,061

Vasco

Vasco TV

1,5

157,102

Grêmio

Grêmio TV

1

176,872

Fluminense

Fluminense Football Club

0,893

180,77

Atlético-MG

GaloTV H2bet

0,836

240,504

Cruzeiro

TV Cruzeiro

0,729

120,211

Botafogo

Botafogo TV

0,664

164,601

Internacional

Sport Club Internacional

0,442

59,916

Bahia

TV BAHÊA

0,389

63,707

Fortaleza

TV Leão Cassino Bet

0,276

36,322

Sport

TV Sport Betnacional

0,218

37,954

Ceará

Vozão TV

0,207

30,249

Vitória

TV Vitória

0,197

21,011

Bragantino

Massa Bruta TV

0,044

8,29

Juventude

E.C. Juventude Oficial

0,026

4,418

Mirassol

Mirassol Futebol

0,001

0,041

Total

23,502

4156,456

O crescimento dessas plataformas reforça seu papel como nova fonte de renda, que inclui monetização via YouTube, patrocínios e até a venda de naming rights.

Os acordos de naming rights são acompanhados pelos novos contratos feitos pelos clubes com seus parceiros master, amplificando os valores de contrato; já pelo Youtube, o canal é monetizado por meio da própria plataforma, com base no volume de visualizações mensais e também por patrocínios dedicados, com quadros específicos das TVs que acabam gerando mais audiência.

Na Série A do Campeonato Brasileiro, pelo menos cinco clubes negociaram os nomes de suas TVs com patrocinadores próprios. A TV Santos, por exemplo, virou Santos TV 7K. No Fortaleza, tornou-se TV Leão Cassino Bet, e no Sport, TV Sport Betnacional. A do Palmeiras é TV Palmeiras Sportingbet, e a do Atlético-MG é GaloTV H2bet.

- A Ana Gaming nasceu com o propósito de transformar o entretenimento digital no Brasil, unindo tecnologia, inovação e experiência do cliente. Estar à frente dos naming rights da Santos TV nos permite levar essa visão para o mundo do futebol, ao mesmo tempo em que nos conecta com milhões de torcedores através de um conteúdo qualificado e cativante - explicou Nickolas Ribeiro, fundador do Grupo Ana Gaming, que é detentora das marcas 7k, do Santos, e Cassino, do Fortaleza.

- Os investimentos em naming rights nas transmissões abriram uma nova frente de receitas para os clubes e uma alternativa inédita para os canais, que mantêm independência em seus conteúdos. Nossa presença se destacou em quadros, seções e matérias, ampliando não só a exposição da marca, mas também a oportunidade de levar conhecimento sobre o mercado e reforçar a importância da prática responsável do jogo. É mais do que visibilidade: é uma forma de aproximar o torcedor, gerar identificação e contribuir para um ambiente esportivo sustentável e transparente - concluiu Nickolas.

A Santos TV registrou uma resultados impressionantes neste ano, atingindo 117,9 milhões de visualizações em 2025. Ao todo, foram mais de 2 milhões de horas assistidas e 312 mil novos inscritos, consolidando um total de 1,6 milhão de seguidores na plataforma. É a terceira no país, com um total de 485 milhões de visualizações em 9,3 mil vídeos publicados. O Peixe aposta em conteúdos exclusivos para trazer o torcedor para perto.

- A Santos TV é a voz, a imagem e alma do Santos. É onde a história é contada com a linguagem do torcedor e de dentro dos famosos bastidores, com conteúdo único que aproxima ainda mais a torcida do clube. Referência entre as TVs de clubes do mundo, é um ativo estratégico que fortalece a marca e cria conexão genuína. Com a 7K no naming rights, ganhamos ainda mais força para inovar. Vamos ampliar a produção de conteúdos exclusivos, criar ativações diferenciadas e explorar novas ideias, para entregar experiências inesquecíveis para o nosso torcedor - afirmou Caio Lacerda, executivo de Marketing e Negócios do Santos.

- O clube também reestruturou as suas entregas comerciais, com o objetivo de gerar ainda mais alcance e visibilidade para patrocinadores e parceiros. A nova fase envolveu materiais mais dinâmicos, que despertam interesse de forma espontânea, valorizando momentos autênticos do Santos, em especial do elenco santista, e gerando conexão verdadeira com o público, com cada vez mais publicações colaborativas - completou Caio.

No Nordeste do país, Fortaleza e Sport se destacam pela produção oferecidas ao público. O Leão do Pici tem uma equipe dedicada à TV do clube, que está focada no dia a dia na produção de conteúdo. A equipe tem investido bastante em transmissões ao vivo de campeonatos de base, futebol feminino e futsal masculino profissional, e acredita que essa estratégia é fundamental para ampliar o alcance, fortalecendo o engajamento com diferentes públicos e valorizando o esporte em suas diversas categorias.

- É um espaço estratégico para os negócios, pois funcionam como uma plataforma para fortalecer a marca do clube, aumentar o engajamento dos torcedores e gerar novas fontes de receita. Ao oferecer conteúdo digital, podemos alcançar um público maior, criar uma conexão mais próxima com os fãs e diversificar as receitas além das bilheterias e vendas tradicionais. Além disso, esses canais ajudam a ampliar a presença digital, promovendo ações de marketing, patrocinadores e produtos licenciados -explicou Bruno Oliveira, gerente de markerting do Fortaleza.

Já o time rubro-negro adquiriu recentemente equipamentos audiovisuais, como câmeras de maior qualidade, novas lentes e acessórios, para ampliar a qualidade da entrega da sua equipe exclusiva. A arrecadação da TV do clube está em crescimento, seja através de patrocínio ou de parcerias. Já o engajamento da torcida é superior ao número de inscritos. Atualmente, o canal possui 218 mil inscritos e conta com cerca de um milhão de visualizações mensais.

- Desempenha um papel estratégico tanto no relacionamento com a torcida quanto na ativação de marcas parceiras, sendo um canal direto com os torcedores, cujo grande diferencial está no acesso privilegiado aos bastidores — treinos, viagens, vestiário e contato com atletas — abrangendo desde o futebol profissional até os esportes olímpicos. Recentemente, lançamos na TV Sport um podcast oficial do clube, o Ilha Cast, como mais um espaço para falar do Sport de rubro-negro para rubro-negro. Mais do que uma vitrine de conteúdo exclusivo, a plataforma é tratada pelo Sport como um produto com potencial de monetização - acrescentou Lucas Liausu, vice-presidente de comunicação do Sport.

Especialista em marketing esportivo, Renê Salviano acredita que a TV de um clube representa uma propriedade de enorme potencial, capaz de gerar uma conexão genuína com o torcedor e também com as marcas. Para ele, conteúdos exclusivos são apenas o ponto de partida, e há espaço para que empresas de diferentes segmentos encontrem formas de se comunicar com o fã e oferecer seus produtos.

- Acredito que é uma tendência e só vai crescer nos próximos anos junto com a profissionalização do esporte brasileiro, desde que os clubes continuem tratando essa expansão como investimento, e não uma despesa. Há cinco anos não chegávamos nem perto do que existe hoje, e isso é fruto do tratamento que as gestões estão dando a esses canais, trazendo não apenas bons profissionais ou produzindo conteúdos criativos, mas também com equipamentos e estúdios de ponta. Além disso, estão sabendo explorar a audiência e o engajamento com seções exclusivas que envolvem jornalismo e também entretenimento, trazendo um novo tipo de público para essas plataformas. Isso tudo desperta uma atenção de quem assiste jamais vista antes, e cria uma identificação direta de conexão com o fã - destacou Renê.

Fonte: ge